quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uma Conversa sobre Gastronomia Natalina

Ceias de Natal em O Atelier, foi uma verdadeira oficina no ano passado. Com farofas, recheios e assados, encomendas feitas pela clientela, que fez aquela casa trabalhar com afinco. O que se repete esse ano. Uma pequena sugestão para acompanhamento de assados natalinos, ou de recheio para aves:

Farofa de Passas, Nozes e Azeitonas

Ingredientes:

100 gramas de passas pretas;
100 gramas de passas brancas;
100 gramas de azeitona;
100 gramas de nozes;
Cheiro-verde;
Farinha de mandioca;
Manteiga o quanto baste;
Sal;
Pimenta a gosto;

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga na frigideira acrescentando as passas, as azeitonas e as nozes para uma pequena esquentada. Coloque a farinha até dourar sempre mexendo e remexendo, acerte o sal e a pimenta, decorre com o cheiro-verde e sirva com o assado da sua preferência.

Outra opção para seu Natal é o bacalhau, podendo ser qualquer clássico da cozinha portuguesa, ou o famoso bacalhau de consoada também conhecido por bacalhau do natal. Veja definição destes bacalhaus na fala da escritora portuguesa Maria Lurdes Modesto: “Mesa familiar, que se torna ainda mais variada e vasta na noite da consoada (Natal). Memorando o divino nascimento desfilam as travessas de bacalhau cozido. Com as indispensáveis batatas, cebolas, e os ovos e os grossos troços da couve galega”.

Bom Apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário