O porco é a estrela
O porco é o grande protagonista da culinária que saúda o novo ano. Costeletas defumadas na lentilha para dar sorte. Pernil, lombo assado fazendo ceias memoráveis e garantindo a perspectiva de melhor futuro. Na linguagem popular “ir para a frente” isto tudo garantido pelo bicho porcino que fuça para a frente. Com menor escala na linha supersticiosa vem o peixe, a carne de ovelha e a de gado, tudo para garantir um bom ano sem o esgravatar para traz, que é o caso de se consumir aves. Por isso o indicativo de uma culinária muito praticada na Itália e divulgada pelo chef Jamie Oliver e uma revista especializada em gastronomia, a Porchetta. É apropriada para ceia do ano vindouro. O chef a define como a essência dos prazeres italianos:
Porchetta
Existe no mercado uma costela desossada produzida no vale do taquari pela Cosuel, que pode ser usada como porchetta.
Ingredientes:
2 pacotes de costela desossada de porco (ela já é temperada)
Balsâmico ou vinagre de vinho tinto
Azeite de oliva
Limão
Não será usado sal nem especiarias, pois ela já está temperada
Lingüiça calabresa esfarelada sem pele e bacon para rechear
Barbante para amarrar
Batatas para forrar a assadeira para que o assado não fique pegado a forma
Modo de preparo
Recheie a sua costela e amarre tipo copa acrescente o suco de um limão o balsâmico e o azeite, deixando na geladeira por uma noite. Leve ao forno a 200Cº, cuidando para que não queime, deve ficar tostada e levemente úmida. Pode ser servida fria ou quente, acompanhada de uma salada verde e um pão italiano.
O Artesão com seu artesanato (bacalhau a moda antiga)
Bacalhau a moda antiga, é um bacalhau assado com muito azeite, lâminas de alho, cebolada, azeitonas. Um prato para um bom papo rodeado da família e amigos. Acompanha uma garrafa de Encostas do Douro, feito com as viníferas tinta barroca, tinta roriz, touriga franca e touriga nacional. Outro vinho que pode ser servido é um Quinta do Seival (tempranilo), um casamento perfeito com o bacalhau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário