Leitão a Poruruca, leitão a bairrada ou uma cozinha mista luso-brasileira.
Leitão influência gastronômica de Portugal, se come geralmente assado. Muito divulgado na prosa de Eça de Queiroz: “a fardeta desapareceu, sem rumor, como sombra benéfica. E eu adormeci com o pensamento em guiões, onde tia Vicência, atarefada, de lenço branco cruzado no peito, decerto já preparava o leitão.” Prato típico artesanato do Atelier neste final de ano.
Deixamos as ceias natalina e de ano novo de lado e estimulados pelo calor senegalesco aqui do Vale do Taquari, falamos de pratos mais leves. Uma salada a portuguesa e um arroz a grega. Este último um clássico de antigos banquetes. Hoje um tanto desbancado por risotos e massas, mas não perdeu sua antiga classe e leveza. Sendo ótimo acompanhamento para filés e assados. A salada serve como guarnição e antepasto:
Arroz a Grega
Ingredientes:
1Kg de arroz parabolizado
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
100g de passas pretas
100g de passas brancas
Pepino a gosto
Azeitona a gosto
1 cenoura pequena
1 cálice de vinho branco seco
50g de manteiga
Modo de preparo:
Faça o seu arroz normal numa panela média usando somente sal e óleo de milho. Embeba as passas em vinho branco deixando hidratar. Pique milimétricamente os outros ingredientes reservando. Podem até ser misturados. Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente todos os ingredientes dando uma leve esquentada. Pode se dar um toque final com mais um pouquinho de vinho. Misture tudo ao arroz e pode ser servido. Deve ficar bem soltinho.
Salada a Portuguesa
Ingredientes:
Folhas de alface americana
1 batata cozida
Vagens
Ovo cozido
Azeitona preta
Cebola roxa (feita em finíssimas rodelas)
Opcional algumas lascas de bacalhau ou anchova
Vinagrete (vinagre, azeite de oliva, pimenta, sal)
Modo de preparo:
Forre uma vasilha com alface rasgada aos pedaços. Coloque um macinho de vagens, o ovo partido em quartos, da mesma forma a batata. Por último a cebola em rodelas, os pedacinhos do opcional e encerrar com as azeitonas pretas. Regue com o vinagrete e estará pronto o seu antepasto ou a sua guarnição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário