Cozinha influenciada (maneiras de fazer bacalhau) e uma boa receita para a semana da quaresma.
O caderno de gastronomia da Zero Hora de sexta-feira 09/03/2012 traz uma receita de bacalhau. “Bacalhau na brasa” sugestão do excelente restaurante Calamares, especialista em culinária portuguesa estabelecido no bairro Floresta em Porto Alegre. Culinária portuguesa influenciada pela província de São Pedro que é o nosso Rio Grande do Sul. Esse artesão em seu livro “De Bares e Botequins” editado em 2008 enfoca com algumas diferenciações o bacalhau na brasa com a receita publicada pelo periódico gastronômico da Zero Hora.
A receita pesquisada foi cedida por seu Manoel, um português dono do boteco Tuim da rua da Ladeira em Porto Alegre. Seu Manoel é radicado a bastante tempo em solo gaúcho, a sua receita o bacalhau é Ling, um peixe mais fibroso do que o Porto Imperial usado na receita citada. O bacalhau do seu Manoel também é espetado enquanto o outro é grelhado na brasa. O bacalhau do dono do tuim tem as influências do Rio Grande do Sul, mas apresenta uma característica bem portuguesa, enquanto a sugestão do Calamares dá um toque especial ao bacalhau com páprica mostrando uma característica espanhola, pois páprica é muito usado na Espanha. Os dois pratos são por demais interessante pois estabelece originalidade e diferentes jeitos de fazer bacalhau quase que com os mesmos ingredientes.
Bacalhau no espeto
(Rendimento 4 pessoas)
Ingredientes:
- 1kg de lombo de bacalhau tipo ling (Esse tipo de bacalhau é fibroso mais adequado ao espeto segundo o criador da receita)
- 1kg de cebola que será assado no espeto (antecedendo o bacalhau pois é mais demorada para assar)
- 1kg de batatas com casca que serão cozidas à parte em panela com água e com a pele que foi retirada do bacalhau
- azeite de oliva extra-virgem a gosto
- vinagre
- sal
- pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Asse o lombo sobre o braseiro a pouca altura do fogo, com cuidado para que fique somente dourado e não queimado. O bacalhau não possui gordura, portanto havendo um pincelamento com azeite, dificilmente ficará escuro.
Uma vez tostado o bacalhau e as cebolas e as batatas prontas e descascadas tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta do reino, montando o prato a critério de sua decoração.
Sugestão: as cebolas podem ser cortadas ao meio e despetaladas. A batata pode ser servida inteira. Pode haver o acrescentamento opcional de azeitonas pretas, dando um toque especial a sua decoração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário