LAGARTO RECHEADO À CALABRESA
"No Rio Grande do Sul esse corte de carne é conhecido como tatu"
Três quilos de lagarto redondo, lingüiça calabresa suficiente para o recheio, tendo a mesma que atingir o comprimento do corte da carne. Meio quilo de cebola, meio quilo de tomate, manjerona à gosto, um dente de alho, uma folha de louro, uma colher de sopa de manteiga, sal e óleo suficiente para fritar. Temperar o lagarto doze horas que antevêem ao cozido, cortando as cebolas em rodelas, juntando o louro, o alho, a manjerona. Coloque a carne no vasilhame, salgando-a e juntando os temperos. Iniciar o preparo recheando o lagarto com a lingüiça calabresa. Tostar a carne no óleo. Quando a carne estiver tostada, juntar os temperos, cobrir a carne com a água, reduzir usando o tempo de umas três horas, ver se está macio e dar o toque final com uma colher de extrato de tomate e a manteiga. Esperar a mesma sentar, escolhendo duas guarnições: espaguete ou arroz e purê. Pode ser tomado um vinho branco seco ou tinto, ambos de boa qualidade.
Foto de Cristiano Hergemöll |
O cozido é uma especialidade portuguesa. Existem muitas modalidades de cozidos, algumas um misto de carne de rês, salgados e embutidos. Além do tatu (lagarto em outras regiões do Brasil que não o Rio Grande do Sul) salgados também são ingredientes para cozidos. Exemplo: Lombo Salgado, Charque, Carne de Sol ou até cortes inferiores como o Pé de Porco.
Foto de Cristiano Hergemöll |
Tatu fatiado pronto para ir a mesa e ser servido com purê ou espaguete conforme o gosto de cada um. Na região da serra é servido com tortei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário