sábado, 28 de abril de 2012


Um doce e um antipasto servido em “O Atelier” e subsídio da cultura dos mesmos.

Quindins de Iaiá
João Manoel é o autor do livro Culinária de Etnias Comentários e Citações de um Escritor Gastrônomo. É retirado do mesmo a citação abaixo e o quindim de Iaiá é servido em O Atelier.
Os sobrepastos vernáculos e lusitanos mudavam no Brasil, como por exemplo os de ovos – que viraram noutros a simples adição de coco. Olha o ovo mole de Aveiro que é o pai do quindim! Deste acréscimos aos do reino, nasceram os doces da terra. E viva o coco da Bahia!
Baú dos Ossos – Pedro Nava

Ingredientes:
- 1 coco ralado ou 250g de coco
- 200g de manteiga
- 500g de açúcar
- 11 gemas
- 2 claras

Modo de preparo:
            Bata tudo junto e, quando começar a abrir olhos, unte ligeiramente as tigelinhas e ponha os quindins que vão ao fogo brando, em banho-maria. Depois de corados, tire e despeje ainda quente. É preciso passar uma faca em torno do doce antes de retirá-lo. Coloque no papel rendado e no pelotine.


 O ovo mole do Aveiro e o coco da Bahia fizeram um doce tipicamente Brasileiro o Quindim de Iaiá. Nascido nas casas grande no intercâmbio entre a patroinha e a escrava culinarista.








Antipasto (caponata ou camponata?)

            Este artesão gastrônomo é assíduo freqüentador da banca 26 27 do Mercado Público de Porto Alegre. Uma senhora chega ao balcão e pede caponata, no que é prontamente corrigida de forma imperceptível pelo balconista:
- a senhora quer camponata?
Curioso da gastronomia não resisti e parti para a consulta de livros para definir a etimologia da palavra, não encontrei nada que me deixou satisfeito, recorri a wikipédia que apontou caponata como de origem Siciliana fazendo outra citação “capunata”. Como caponata é uma receita saída da ilha da Sicília para o continente italiano e para o mundo acho caponata ser correto e camponata é o aportuguesamento da mesma. Portanto a senhora do balcão da 26 27 não tinha porque ser sutilmente corrigida. Caponata é um gostoso antipasto feito de berinjela guisada, passas preta e branca, amêndoas e castanha do Pará trituradas, pimenta vermelha picadinha, especiarias e azeite de oliva. Como o nome está dizendo é uma excelente entrada, cobertura para torradinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário