Novos Comentários Atelerianos
Patrícia Wells é uma escritora americana radicada há muitos anos na França. Autora de alguns livros famosos de gastronomia. Dá bastante ênfase aos produtos de época por tornarem a culinária gostosa, pois são produtos frescos e baratos quando há bastante oferta.
Na nossa região produtos que momentaneamente estão sendo vendidos a preço em conta são a batata e o tomate. Do livro “Minhas Receitas da Provence”, a inspiração para duas receitas que podem ser de muita boa qualidade e de bom preço para quem consome.
Batata Gratinada
O que eu afirmo é que, se um homem gosta realmente de batata, deve ser um tipo de pessoa bem descente.
A.A. Milne
Utensílio para feitura do prato:
Uma refrataria
Ingredientes:
1kg e meio de batatas descascadas e partidas em rodelas não muito grossas
1 pacote de leite integral
Noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta a gosto
1 dente de alho descascado e repartido ao meio
Modo de preparo:
Passe o alho na refrataria para aromatizar a mesma. Ferva as batatas para que as mesmas fiquem levemente cozidas, tempere com os condimentos, sal, pimenta e noz-moscada. Acrescente a manteiga derretendo e leve a refrataria. Cubra com parmesão e deixe no forno até quando estiver dourada. Sirva com uma salada verde e um vinho branco de boa qualidade.
Tomates assados a provençal
Ingredientes:
1kg de tomates maduros
Meia xícara de azeite extra virgem
Orégano
Sal
Pimenta
Pode ser transformada num prato mais substancial, cobrindo com uma colher de pesto e queijo parmesão ralado na hora.
Modo de preparo:
Ponha meia panela de água a ferver, corte os tomates em cruz e coloque na água fervente. A pele se soltará, enxugue e leve a refratária regando com azeite e os temperos, orégano, sal e pimenta. Ponha no forno e espere assar até que as beiradinhas estejam levemente dourada, cerca de trinta e cinco ou quarenta minutos. Pode ser servido com uma polenta opcionalmente com algum tipo de filé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário