quarta-feira, 18 de maio de 2011

Clássicos de peixes e bacalhau

 Clássicos de peixes e bacalhau em o Atelier são oferecidos sob encomenda. Uma pequena amostra do artesanato culinário da casa, um clássico francês e outro típico de Portugal. 


BACALHAU ÀS NATAS

(Culinária Portuguesa)



06 porções


Ingredientes:

1kg de bacalhau portinho desalgado

1kg de batatas(cortadas na forma de palitos,fritas)

1 pote de nata

1 litro de leite

Meio copo de farinha de trigo

50 g de manteiga

3 cebolas

azeite de oliva o quanto baste

sal,pimenta,noz-moscada e pão ralada



Modo de preparo:



Cozinha-se o bacalhau escorre-se, limpando o mesmo de espinhas e peles. Frita-se as batatas em óleo de milho, reservando.Em outro recipiente faça a cebolada usando o azeite de oliva e cebola em rodeladas, bacalhau em lascas e pimenta-do-reino.Faça um molho bechamel com o leite, a manteiga,farinha de trigo.Quando o molho branco estiver pronto coloca-se a nata acertando a noz-moscada,o sal e a pimenta.Forre uma refratária com a cebolada e o bacalhau as lascas num primeiro paço,no segundo coloque as batatas fritas.Complete cobrindo o bacalhau com as natas.Vai ao forno para dourar.Pode ser decorado com azeitonas pretas.




Filé de Peixe á Belle Meuniére

Cozinha Francesa

4 Porções

Ingredientes:



1kg de filé de peixe (linguado, congro, ou qualquer peixe nobre);

1 limão taiti;

Farinha de trigo (o suficiente para empanar);

200gr de champignon;

2 colher de alcaparras;

50gr de manteiga;

Óleo (o suficiente para grelhar em chapa ou frigideira);

1 colher de sopa de salsinha;

500gr de batata inglesa.

Sal e pimenta do reino a gosto.



Modo de preparo:



Condimentar o filé com suco de limão, sal e pimenta, empanar com farinha de trigo e grelhar, reserve os filés prontos em refratária. Aquecer a manteiga, refogar os cogumelos e alcaparras, colocando um pouquinho de suco de limão. Acerte o sal e a pimenta colocando o molho sobre o peixe. A batata deve ser cozida a vapor. Guarneça o peixe com as mesmas levando ao forno só para esquentar, retire o prato e decore com salsinha picada servindo.

Pode ser acrescentado alguns camarões puxados na manteiga para um visual mais bonito.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

A gastronomia no: Brasil Almanaque de Cultura Popular

Apaixonado pela gastronomia esse artesão, cronista gastronômico, não posso deixar de comentar pequenos tópicos do Brasil Almanaque de Cultura Popular, do mês de fevereiro deste 2011 que põe a disposição de seus leitores uma leitura leve e curiosa, onde fala de alimentos especiais da gastronomia. Pizza, bacalhau e leite condensado. Segunda a revista, hoje somos os maiores importadores de bacalhau e os maiores consumidores de leite condensado do universo, além de sermos também grandes consumidores de pizza, no bairro do Bexiga em São Paulo foi feita a maior pizza já confeccionada no mundo. Deixando as curiosidades de lado falamos da nossa aculturação, saudando as bacalhoadas, as margaritas, as napolitanas, as sicilianas e outras modalidades de pizza, completamos com os beijinhos, os brigadeiros, mistos de culturas e influênciuas étnicas diferenciadas e tão comum a nós brasileiros, gostosas as curiosidades do Brasil Almanaque de Cultura Popular.

Filé à Chateaubriant em O Atelier

É um corte alto de filé mignon com cerca de 400 g. Com ele, prepara-se variadas formas de receita. A carne é grelhada na chapa, após puxada na manteiga na frigideira e regada com vinho branco. Pode ser servido com molho madeira, molho de pimenta verde e cogumêlos ou ainda outras formas de preparo. Portanto Chateaubriant é um corte e não uma receita.