sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Iguarias do Pará

            Esse artesão recebeu do casal Gilberto e Marlisa iguarias do Pará. Ingredientes exóticos daquela cozinha tem feito o encanto gastronômico de chefs internacionais, que buscam uma gastronomia diferente. Vendo no Brasil um paraíso de diversidade. Os produtos que recebi dos amigos radicados no Pará foram: tucupi, pupunha, jambu e uma farinha de mandioca amarela que na feitura da farofa não perde a cor. Fazendo um prato maravilhoso e de excelente visual.
            Iniciei a minha degustação das iguarias paraenses pelo fruto pupunha, muito parecido com o butiá e que cozido tem o gosto do nosso pinhão, na cozinha típica do Pará faz um bolo, uma mistura com leite de coco ovos e farinha.
            Falei que a farinha não perde a cor porque esse artesão depois de ter provado a pupunha fez um almoço simples mas experimental, uma farofa miscigenada aos meus amigos Gilberto e Marlisa o meu agradecimento.
           
Farofa Miscigenada.

Ingredientes:
- 200g de farinha amarela do Pará
- 100g de manteiga
- 3 ovos cozidos duros
- 1 pimentão verde
- 10 azeitonas pretas portuguesas
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
            Derreta a manteiga não deixando tostar, leve as azeitonas e o pimentão cortado em cubos, cuidando para que não sapeque. Quando esses dois ingredientes estiverem lustros coloque a farinha e revolva até o ponto que lhe agradar. Por último os ovos cozidos e picados. Acerte os temperos e sirva com suã ou bistécas de porco chapeada temperadas com sal, pimenta e limão.
 
 
 
 
Farofa Miscigenada:
Farinha de mandioca indígena, azeitonas portuguesas, manteiga e pimentão. Um composto de cultura diversa e o acompanhamento do suã, por isso miscigenada.

Um comentário: