Um livro e a difusão da cultura açoriana através da: “cozinha pesqueira catarinense”
O livro é um achado de sebo desses que levam algum tempo a gente prestar atenção, mas que uma vez pegos para serem lidos gratificam. O livro é uma relação de receitas com variadas espécies de peixes. Uma viagem pelo litoral de Santa Cataria a falar de Floripa (Florianópolis), Itajaí, Porto Belo, Penha, Laguna, Biguaçu... É um estímulo a gastronomia e fez com que esse artesão fizesse um prato simples, mas muito gostoso. Não podia deixar de ser uma comida que não tivesse a ver com as raízes dos Açores, um peixe muito valorizado por aquele povo, a Abrotéia. Coisas do artesão. Não faltou também o escrito da aba do livro, divulgando o mesmo, o autor Beto do box 32, um ícone da boa cozinha catarinense.
Abrotéia à moda catarina.
Ingredientes:
- 3 filés de abrotéia (também chamado de congrio nacional)
- batata
- cenoura
- couve (opcional)
- alcaparras
- azeite
- sal
- pimenta do reino
- limão
- farinha de trigo
Modo de preparo:
Temperar os filés com sal, pimenta e limão. Passe os mesmos pela farinha chapeando-os em frigideira ou chapa. Reserve-os. A parte cozinhe as batatas e a cenouras e as couves se forem da sua preferência. Descasque as batatas e as cenouras reservando. Faça um molho com limão, alcaparras, pimenta e azeite. Tendo o cuidado de experimentar, pois as alcaparras já são salgadas. Monte o prato colocando os filés numa refratária. Cerque-os com os legumes e por último coloque o molho e as alcaparras sobre os mesmos. Sirva com salada verde e arroz branco, podendo ser acompanhado por um vinho branco seco.
Abrotéia à moda catarina o prato pronto a ser servido. Culinária Açoriana.
Receita retirada do livro Cozinha Pesqueira Catarinense. Projeto de resgate e difusão da cultura Açoriana em Santa Catarina.