quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Atelier e Vinhos

Desde a abertura desta casa oferecemos vinho à nossa clientela. Não temos uma carta de vinhos, mas a nossa oferta obedece a critérios de oferecer bons vinhos. Já ofertamos chilenos, vinhos nacionais e quando da feitura de pratos típicos portugueses ofertamos vinhos portugueses. Agora chegou para ser ofertado a nossa clientela vinhos de uma vinícola familiar muito interessante “Pizzato”.
            O Livro A Bíblia de Vinhos de Karen MakNeil editado pela Ediouro trás um texto especial sobre vinhos do Brasil de José Ivan Santos. Um belo enfoque sobre a nossa vitivinicultura. Na orientação de como ler um rótulo de vinho brasileiro o Merlot da Pizzato é o salientado, o livro é a edição de 2003 no Brasil e mostra a região do Vale dos Vinhedos, nós aqui no Vale do Taquari no pé da serra tão perto e as vezes tão longe. O Atelier coloca a disposição dos clientes o vinho típico da casa Pizzato, o Merlot e que tenham uma boa bebida. 








Vinho oferecido para harmonização junto aos pratos de O Atelier










Curiosidade sobre a casa Pizzato


           A safra de 1999 foi uma safra prodigiosa e um marco histórico na vinícola familiar, deixando para trás o tempo em que a casa era fornecedora de vinho para outras cantinas, marcando uma nova era que passou a comercializar o seu próprio vinho com grande qualidade. Foi esta safra que inspirou a criação do Pizzato DNA99 como um vinho respeitável. A safra 2005 mostrada pela revista Gula salienta um grande vinho.






segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pesquisa de Filés Flambados de O Atelier

 A culinária praticada em O Atelier segue influência de inúmeros clássicos. Alguns subsídios foram buscados no belo livro De Mesa, Balcão da Cafeteria de Manuel Mendes Leite Júnior. Vem deste livro tópicos bastante interessantes sobre carnes flambadas: Filé a Veronoff, Filé à Diana, Filé ao Molho de Mostarda, Filé à Poivre.O primeiro flambado com vodka, os outros com conhaque ou inovando com qualquer destilado forte. As citações dos pratos fazem o quarteto forte do restaurante e a alegria gastronômica dos que freqüentam a casa. 
Clássico da Cozinha Francesa Servido em O Atelier.

Filé à poivre (medalhão de filé mignon, manteiga, creme de leite, pimenta verde, conhaque para flambar).


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jantar no Dia dos Namorados

Jantar Romântico no Dia dos Namorados, domingo 12 de junho no Café Bistro O Atelier.

Caldo verde e salmão com ervas finas acompanhado pela música de Renato Winkel farão uma boa noite para os apaixonados.

Caldo verde

Verdadeiro caldo nacional português, prato típico da região do Minho. Feito de couve galega ou portuguesa ou aqui no Brasil de couve manteiga, popularmente conhecida como couve de todo ano.
Batata, azeite, alho, algumas rodelas de paio ou lingüiça são alimentos cotidianos de quase toda a população do norte de Portugal. No Brasil é servido como entrada nos restaurantes de comida portuguesa ou como reconfortante em botequins.

Ingredientes:
- 1 kg de batata
- 2 litros de água
- 2 maços de couve cortados bem fininhos
- 2 paios ou 1 lingüiça portuguesa
- Sal
- Pimenta do reino
- 1 dente de alho
- ¼ de cebola
- Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo:
Descasque as batatas e coloque-as numa panela com água. Leve ao fogo e, quando estiverem cozidas, passe-as pelo espremedor ou liquidificador. Leve novamente ao fogo, retirando a espuma que forma na superfície quando ferve.
Adicione os temperos e deixa apurar, prove e acrescente a couve picada bem miudinha, cuidando para que esta não cozinhe demais.
Por último corte o paio ou a lingüiça em rodelas finas, regue com azeite de oliva e sirva com pão e vinho tinto.

Receita retirada do livro “Culinária de Etnias – Comentários e Citações de um Escritor Gastrônomo. Autor: João Manoel”