Os tempos são de Quaresma que lembra jejum e abstinência de carnes, tendo o indicativo de se comer peixe, daí a sugestão de o O Grande Livro das Receitas de Bacalhau. Uma obra à ser consultada.
Bacalhau à Margarida da Praça
(um dos falados pratos que perpetuou o nome de seus criadores, no caso Margarida da Praça)
Atribulações Culinárias
No dia dezenove de março o Café Bistrô O Atelier experimentou algo comum a todas as casas fazedoras de comida, quando da superlotação, a falta de ingredientes, excesso de pedidos e a matéria prima se esgotando para desespero dos que fazem os pratos. De gratificante é que grandes clássicos da culinária mundial nasceram de momentos atribulados de grandes cozinheiros.
Um destes, dono de um bom restaurante romano, Alfredo, levado pela falta de ingredientes criou uma receita com o que tinha à mão: manteiga, creme de leite, noz – moscada, pimenta do reino, parmesão. A improvisação transformou-se num clássico da cozinha da Itália. Mostrando que atribulações culinárias servem de estímulo à criatividade e perpetuam o nome de seus criadores através das receitas. Exemplo disso: Massa à Norma, Fetuttini à Alfredo, Bacalhau á Gomes de Sá, Bacalhau à Zé do Pipo. Todos ressaltados para posteridade salientando a boa cozinha.