sábado, 9 de julho de 2016

A multiplicidade dos Bacalhaus

É um ensaio fotográfico de receitas de bacalhau: Bacalhaus em lascas, bacalhau ao molho branco, bacalhau assado, bacalhau feito de maneira sofisticado como o Zé do Pipo com purê e maionese, bacalhau com pimentões e cebola assada, Bacalhau às Natas, Bacalhau à Gomes de Sá, bacalhau em postas a Lagareiro, Bacalhau à Margarida da Praça, Bacalhau à Moda Velha, bacalhau quando é vedete ou quando as guarnições o põem em evidência. Bacalhau onde os ingredientes fazem pequenas modificações mas os nomes operam transformações mostrando títulos de receita que se multiplicam em receitas comuns ou clássicos, a difundir o bacalhau pelo mundo. Estes são os bacalhaus feitos pelo artesão João Manoel, cronista e professor de culinária de etnias.

Bacalhau à Gomes de Sá

A arte de assar bacalhau é genuinamente portuguesa. Na noite do bacalhau e do salmão na UNIVATES o tema foi ensinado. Foi feita uma abordagem das variadas maneiras de assar o referido pescado tipicamente à portuguesa: Bacalhau assado na brasa, Bacalhau assado no forno, Bacalhau a Margarida da Praça, bacalhau à Lagareiro. É demais o bacalhau!

Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau à Moda Velha

Bacalhau com pimentos

Posta de bacalhau com batatas

Bacalhau às natas











Bacalhau às natas que nunca será o mesmo pois a fotografia
mostra a diferenciação.












Bacalhau à Miquelina, bacalhau à Mordomo, bacalhau à Pousada de Oliveira, bacalhau à Narcisa, bacalhau do Natal e este da fotografia que pode muito bem se chamar o bacalhau do Ano Novo, uma vez que fez parte da mesa do Ano Novo na casa deste artesão. Essa é a Cozinha de Portugal com seus incontáveis bacalhaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário